A ORIGEM
Quando começamos nossa jornada espiritual, temos algumas perguntas a fazer. Existem algumas perguntas básicas que todos nós fazemos.
Quem somos nós?
De onde viemos?
Onde estamos?
Por que estamos aqui?
Para onde vamos?
Para responder a primeira pergunta, podemos responder:
"Somos seres humanos."
Mas além disso, de uma maneira até mais geral, em todos os seres vivos:
"Somos espíritos encarnados em um corpo."
E logo nesta primeira pergunta, nos deparamos com mais uma outra pergunta. O que é ser?
Ser é um verbo que dá a definição de alguém ou algo, porém reflete apenas um estado temporário se pensarmos neste mundo material. Afinal, se somos agora espíritos encarnados em um corpo, quando morrermos (quando deixarmos este corpo material), seremos apenas espíritos. E quando retornarmos à Fonte Criadora, seremos apenas um com a Fonte, Deus, a Deusa, a Energia ou o que quer que possamos denominar. E se retornamos a entrar dentro do jogo da individuação e da encarnação, seremos novamente mônada, depois espírito individual, depois espíritos encarnados novamente.
Assim, já respondemos também a pergunta:
"De onde viemos?"
Viemos da Fonte Criadora. Somos parte de Deus ou da Deusa ou da Fonte de Energia.
Estas reflexões partem de pessoas que já saíram do corpo e viram o mundo espiritual, a quarta dimensão. Constatamos que existimos mesmo fora de nosso corpo. Muitas pessoas pensam que somos apenas o corpo e quando morrermos não existiremos mais. Mas nós vimos e constatamos. Temos amigos que inclusive tiveram experiências de quase morte e voltaram para contar o que viram. Viram seus corpos ali na Terra enquanto estavam lá em cima voando em espírito e depois voltaram quando fizeram a ressuscitação cardíaca.
E a partir desta reflexão, surge uma outra pergunta:
O que é existir?
Existir é estar presente em uma dimensão ou em várias dimensões.
Então, vamos primeiro falar sobre a dimensão do mundo material. Nesta dimensão material, nós só conseguimos perceber através dos nossos cinco sentidos do corpo material, que são visão, tato, olfato, paladar, audição. Se vemos um objeto na nossa frente, dizemos, "Essa mesa existe." E mesmo que esteja fora do nosso campo de visão, ela pode estar presente numa sala em outro local deste mundo material, sendo visível ou sólida para outra pessoa ou animal.
Mesmo que algumas pessoas que nunca viram uma mesa antes na vida (como um bebê) topem com uma mesa à sua frente, batam a cabeça nela, mesmo sendo um objeto desconhecido que não está presente em seu vocabulário, a mesa está presente e até machucou a cabeça do bebê.
Agora imagine uma cidade que foi abandonada e esquecida, como o que aconteceu com Machu Pichu ou as cidades egípcias que foram encontradas embaixo do mar. Elas não deixaram de existir só porque estavam esquecidas e ninguém as visitava ou as via. Elas estavam ali. A mesma coisa também aconteceu com o continente americano e a Oceania. Eles sempre existiram, porém o mundo ocidental só foi se dar conta depois da época dos "descobrimentos".
Agora, quando falamos da dimensão dos espíritos e das energias, aí é diferente. Para aqueles que ainda estão com os sentidos psíquicos fechados, que só conseguem perceber o mundo material, nada do mundo espiritual existe.
No entanto, para aquele que tem os sentidos psíquicos abertos, o mundo espiritual é perceptível. Espíritos, energias, cidades astrais, outros mundos habitados por espíritos. Universos paralelos. Diversas dimensões.
Então, falamos sobre dimensões, caímos naquela pergunta:
Onde estamos? Ou melhor, em que dimensão nós estamos?
Em verdade, estamos em todas as dimensões simultaneamente, mas estamos agora percebendo-nos na terceira dimensão, na dimensão do mundo material, que se chama Terra ou Gaia.
Nós não sumimos desta dimensão material e voltamos com o corpo material, a não ser morrendo ou renascendo. No futuro, quando conseguirmos fazer teletransporte, aí sim poderemos sair de um lugar para o outro e de uma dimensão para a outra mesmo em nossos corpos materiais.
No entanto, podemos sair do corpo em espírito e irmos para a quarta dimensão que é dos espíritos desencarnados. Podemos entrar na quinta dimensão, dos mestres. Mas o nosso corpo material ainda estará aqui na Terra.
As dimensões estão presentes simultaneamente o tempo todo. O que é diferente é a nossa percepção das dimensões.
Para quem nunca viu outra dimensão, talvez isso esteja um pouco confuso. Então vou tentar explicar de outra maneira.
Imagine como se você estivesse no filme 'The Matrix". Você é o Neo e saiu deste imenso programa de computador e está de fora olhando para tudo. O seu espírito está olhando para o programa que é o mundo material.
Você como Neo está na quarta dimensão, que é a dos espíritos. Você como Neo é um espírito.
O programa em que você entra é a terceira dimensão, da vida na Terra. Imagine que você entrou num jogo que os antigos hindus e budistas denominavam Samsara, a Roda dos Renascimentos.
É claro que não é para entender tudo como o filme, estou pegando apenas esta parte para que você entenda do que estou falando.
Então vamos para a próxima pergunta:
Por que estamos aqui?
Somos uma parte de Deus, da Fonte Primordial. Essa energia se individuou e desceu para a matéria como cada um de nós.
Mas qual o objetivo de virmos para este mundo material, a terceira dimensão?
Imagine estar no Todo sendo parte de Deus. Porém antes desse universo ser gerado, antes do Big Bang. Ou, como os hindus dizem, antes de um dos Big Bangs, antes de Brahma exalar em respiração.
Todos os Universos estão em movimento, pois vieram desse sopro divino. Mesmo que você pense que está parado, na verdade você está girando com a Terra, tanto em rotação como em translação ao redor do Sol. Movimento é mudança. Estamos em mudança constante. E a mudança ocorre sempre em direção à evolução.
Então, para evoluir, para aprender, aumentar o nível de consciência, a Fonte Criadora resolve que partes suas irão começar a se tornar indivíduos e vão jogar um jogo.
Alguns espíritos são os que inventam esse jogo e bolam o tabuleiro, as regras... Imagine que são diversos mundos, diversas galáxias, universos, dimensões...
Até que chegamos na Terra, que é como esse jogo que decidimos jogar dessa vez.
Antes de encarnarmos, fizemos planos de acordo com o que escolhemos aprender. Essa é a nossa Missão ou nosso Propósito Divino. Combinamos com quem vamos nos encontrar, com quem vamos formar parcerias e até com quem vamos brigar! São os Contratos de Alma.
Nós planejamos até o nosso corpo para cumprirmos a nossa missão.
E a verdade é que todos buscam basicamente a mesma coisa: paz. amor e luz. A luz é a sabedoria divina. A paz é a harmonia e o equilíbrio. O amor é o criar, o cuidar, a compaixão e o perdão. Com tudo isso, conseguimos uma vida mais plena, com mais saúde, bem estar, alegria e felicidade;
Cada um procura estas coisas na vida so seu jeito, de acordo com a missão que veio cumprir. Mesmo aqueles que pensam que estão aqui para apenas se divertir ou sofrer, mesmo não percebendo, estão servindo para algum propósito. Se eles não estão evoluindo tanto, não estão aprendendo tanto, outras pessoas ao seu lado estão aprendendo com eles.
Mas então como fica a pergunta final?
Para onde vamos?
Longe do pessimismo de alguns de acharem que vamos ter Terceira Guerra Mundial ou Apocalipse, a Humanidade como um todo já passou da Data Limite que Chico Xavier descreveu, que seria 2019. Nós estamos ainda na Transição Planetária. Estamos construindo as bases de um mundo de consciência, amor e responsabilidade.
Esse é o Mundo de Regeneração, previsto por Kardec.
Agora, você quer saber das regras do jogo da Terceira Dimensão? Para poder viver melhor, ser mais feliz, ter mais paz na vida? Quer saber como construir este mundo de paz?
Veja nos próximos tópicos:
As Regras da Terceira Dimensão