top of page

A LEI DA HARMONIA

A Lei da Harmonia

Vimos anteriormente na Lei do Movimento que tudo está em constante movimento, tudo está em mudança e tudo está evoluindo o tempo todo. Mas em que direção esta evolução ocorre?

Tudo procura se mover para um estado de menor gasto de energia. Um estado de simetria.

 

É como uma casa. Enquanto usamos a casa, moramos nela, desarrumamos os móveis, as coisas. Sujamos. Precisaremos limpar a casa, colocar os móveis na mesma posição e arranjar alguma ordem para os objetos. Pessoas que moram em casas normais com pessoas normais sabem que não existe casa de revista. A não ser que seja uma casa sem vida ou que quase ninguém frequenta. Não há perfeição na arrumação, que tem que ser feita periodicamente, pois tudo está em constante movimento. Normalmente, procuramos arrumar de maneira que gastamos menos energia arrumando e limpando tudo e também procuramos ordenar os objetos dessa maneira. Pois sabemos que na semana seguinte tudo estará fora do lugar e sujo de novo e teremos que gastar novamente mais energia com isso.

Logo, a perfeição não existe. Existem estados mais harmônicos na natureza. "Ah, mas é os sólidos perfeitos de Platão?" alguns dirão. Na verdade, são sólidos harmônicos, simétricos. Pois se você tentar reproduzi-los fora de um desenho, qualquer material que se use não será exatamente perfeito e com o tempo, qualquer material tende a desgastar. 

Para os que gostam de música, quando vão tocar, dificilmente vão conseguir uma perfeição de execução. 

Agora, e a questão da evolução? Num Universo que está constantemente evoluindo, aquilo que era considerado "perfeito" anteriormente, vai ter uma hora que estará ultrapassado. A tecnologia seria um exemplo do que  num dado momento parece ser perfeito, mas logo é superado por algo mais eficiente. 

Para aqueles que são rígidos, perfeccionistas e conservadores a idéia de um Universo que parte do caos para uma ordem temporária e que muda constantemente é perturbadora. 

É um convite para estas pessoas trabalharem crenças de rigidez, curar traumas de punição e humilhação, rejeição. Para aqueles que tem medo de perdas e tem muito apego, também tem o que trabalhar. 

O Equilíbrio e o Caminho do Meio

Harmonia também é equilíbrio. Harmonia é o caminho do meio, foge dos extremos. 

 

Já ouvi dizerem que "O caminho do sucesso é o caminho do excesso." Não. O caminho do excesso só pode levar à morte prematura. Quem disse esta frase do excesso era um músico que morreu precocemente por excesso de drogas. Mesmo os atletas podem se forçar tanto, porém acabam com lesões que encurtam suas carreiras. Workaholics podem trabalhar demais, se estressar demais e infartar.

Extremos também não levam a coisas boas. Em todas as áreas. Extremismo político também não leva a nada e as ditaduras (de todos os tipos) estão incluídas nos extremos.  

 

Harmonia é o caminho da responsabilidade. Responsabilidade passa por cuidar de si e dos outros. E cuidar quer dizer ter uma boa saúde física, mental e espiritual.  

bottom of page